Aluna: Aleize Francielli de Souza Garcia
RU:1392786
Polo Paranavaí
Data:15/09/2017
Fonte:
http://playtable.com.br/blog/o-papel-da-tecnologia-para-inclusao-no-ambiente-escolar/
A tecnologia tem um papel
muito importante na questão da inclusão. Como estamos na era digital, as formas
de comunicação, de entretenimento e a evolução de equipamentos e
desenvolvimento em todos os aspectos, estão mais fáceis, e com isso também a
inclusão. É muito comum, que pais procurem formas de desenvolver e criar
aparelhos tecnológicos ou outros tipos, para ajudar no desenvolvimento de seus
filhos quando eles tem algum tipo de limitação.
Várias escolas tiveram que
se adaptar aos seus alunos com deficiência. Uma lei que entrou em vigor em 2 de
janeiro de 2016, chamada Lei Brasileira de Inclusão, fez com que diretores,
coordenadores pedagógicos e professores, revessem o seu papel na gestão
escolar, assim buscando alternativas que facilitassem a inserção de crianças
com deficiência a se desenvolver.
As tecnologias assistivas
tem uma grande importância na evolução de crianças com algum tipo de limitação
cognitiva ou física. Segundo o pesquisador Teófilo Alves Galvão Filho, doutor e
mestre em Educação, afirma que a tecnologia assistiva engloba produtos,
recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que vieram para
melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida
a se sentirem incluídas socialmente.
Algumas ferramentas já são
bem conhecidas entre as tecnologias assistivas, que contribuem para diferentes
tipos de dificuldade de aprendizado. O teclado alternativo, os livros e
publicações em áudio, planilhas eletrônicas, sublinhadores e organizadores
gráficos, softwars para reconhecimento de fala, leitores de tela e a mesa
digital, são algumas dessas ferramentas.
A PlayTable, é uma
ferramenta muito importante para crianças com necessidades especiais, atendendo
os mais variados tipos de deficiência. Ela é uma mesa digital, interativa e
multidisciplinar que foi projetada por professores, para educar, ajudar e
divertir crianças a partir de 3 anos. Ela desenvolve as habilidades cognitivas
e de coordenação motora ou psíquica, e ainda trabalham assuntos como
alfabetização, matemática, ciências, arte, história, e outros mais. O seu uso é
muito fácil e acessível as crianças, pelo fato de ser usado como uma
brincadeira, elas aprendem e estimulam o seu desenvolvimento dentro da
linguagem delas.
Os jogos e aplicativos da
playtable são fundamentados nas diretrizes curriculares do MEC. Além dos
assuntos específicos, os aplicativos desenvolvem o raciocínio lógico, a
memorização, a resolução de problemas, a atenção e paciência, a criatividade,
as linguagens de expressão e a coordenação motora, fazendo com que os alunos se
concentrem e se comprometam mais com as atividades.
A PlayTable tem a tela com
a tecnologia Infrared, que é uma empresa muito experiente na fabricação e
distribuição de produtos na área da saúde, com as mais avançadas tecnologias,
CRC Infrared, que reconhece o toque humano e também de objetos plásticos,
metal, feltro, entre outros. Os jogos tem diferentes níveis de aprendizado,
fácil, normal e avançado. E os elementos visuais são de fácil compreensão, que
auxiliam o desenvolvimento do aluno.
Essa mesa de jogos é
preparada para lugares com muitas crianças, ela é resistente, lacrada e
isolada. Possui um único cabo de energia e um único botão de liga e desliga,
podendo ser operada diretamente pelas crianças. Tem conexão wi-fi para a
atualização de jogos. Ela pode ser montada com os pés ou com suporte de parede.
Fonte: http://playtable.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário