Ariele Ramos de Oliveira - RU 1395947
Polo de Paranavaí
01/09/2017
Fonte: https://canaldoensino.com.br/blog/tecnologia-a-servico-da-inclusao-de-deficientes-visuais-na-escola.
Segundo dados do
Censo Escolar 2008/2009, feito pelo Inep/MEC, mais de 55 mil alunos têm
deficiência visual no país. Desse total, 51.311 são os chamados estudantes com
baixa visão e 4.604 são cegos.
Para estudar, seja
na escola regular ou na escola especial, eles contam com um grande aliado: a
informática. São softwares desenvolvidos justamente para atender à realidade
desse público, o que facilita e muito o aprendizado e a inclusão desses alunos.
Para José Francisco Souza, técnico em assuntos educacionais do Instituto
Benjamin Constant (IBC) – referência no país em educação de deficientes visuais
-, afirma que o acesso a esses programas é fundamental para que a pessoa possa
interagir melhor com a sociedade e o mundo que a cerca: “Tenho 60 anos e na
época em que fui alfabetizado, não tínhamos esses recursos.
Hoje as coisas
estão mais fáceis. Porém, essa facilidade não pode fazer com que a gente se
acomode. É preciso continuar indo além, testar nossos limites, nos superar”.
A informática
adaptada para o deficiente visual tem três tipos de programas: os leitores de
tela, os ampliadores de tela e os digitalizadores de texto. Os leitores, como o
próprio nome sugere, leem tudo o que está na tela do computador, seja texto,
Access, Power point, linguagem de programação, e-mail, MSN, etc. Por isso, são
ideais para os cegos totais.
Os ampliadores são
bons para os chamados baixa visão. Como o programa amplia os ícones, as
imagens, as letras e cria contrastes, facilita a leitura de quem tem a
patologia da baixa visão, ou seja, não é totalmente cego. Já os digitalizadores
transformam textos em sons. “Todos são muito bons, mas cada um atende a uma
realidade específica”, onde um complementa o outro, sendo comum usar mais de um
programa por exemplo.
DOSVOX
Vantagens: Fácil instalação, Projeto Nacional,
Baixíssimo custo, Fácil utilização, Ideal para usuários iniciantes, Processamento
rápido, Favorece a socialização (Papovox, Cartavox, Webvox), Multitarefa
(executa tarefas de matemática, textos, entre outros).
Desvantagens: Limitações quanto à utilização da
Internet, Ambiente "fechado" (acaba limitando os horizontes), Cria
uma certa dependência (o usuário acaba muitas vezes "decorando os
comandos”), Pouca verba e equipe de desenvolvimento pequena.
Política pública
O Ministério da
Educação desenvolve, em parceria com os Estados, Municípios e o Distrito
Federal, o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais e o
Projeto Livro Acessível para alunos com deficiência visual. Essas ações têm
como objetivo a promoção da acessibilidade aos alunos da Educação Especial no
ensino regular.Dessa forma, o MEC
disponibiliza materiais didáticos e pedagógicos, equipamentos, mobiliários e
laptops para comporem as Salas de Recursos Multifuncionais com o objetivo de
apoiar a organização da oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE),
complementar à escolarização nas escolas da rede pública, e laptops aos alunos
com cegueira matriculados no fim do ensino fundamental, no ensino médio, no EJA
e na Educação Profissional, como recurso de acessibilidade ao livro e à
leitura. Os laptops destinados aos alunos com cegueira são disponibilizados
justamente com o sistema DosVox e se destinam ao uso individual em sala de aula
e demais atividades educacionais, podendo ser utilizados em domicílio, mediante
assinatura de termo de responsabilidade, conforme critério estabelecido pela
direção da escola.
Referências
Bibliográficas
Textos
tirados da internet:
Artigos, Educação inclusiva. Disponível em: http://diversa.org.br/artigos/?gclid=CjwKEAjw_dTMBRDHusz5vZaV1g0SJACkjOf8B6D3CFOJqicdfHOVnTuddVaq5YgW_NucyECgr1LfzhoCUZrw_wcB. Acesso em 18 de agosto de 2017.
Diversa, Educação inclusiva na prática. Disponível em: http://diversa.org.br/comunidade/glossario. Acesso em 18 de agosto de 2017.
Globo
Educação, Tecnologia a serviço da
inclusão. Disponível em: https://canaldoensino.com.br/blog/tecnologia-a-servico-da-inclusao-de-deficientes-visuais-na-escola. Acesso em 18 de agosto de 2017.