segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Hand talk o aplicativo de inclusão de surdos mais usado no mundo


Por Kelly Cristina dos Santos Oliveira RU1231270
Polo – Paranavaí
Data 13/09/2017

 


        O aplicativo hand talk foi criado em 2012 pelos sócios Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz tem se tornado o app mais utilizado no mundo e com isso tem colecionado varios premios, o aplicativo alagoano hand talk foi eleito o melhor em um concurso na categoria inclusão social do prêmio WSA-mobile, em um concurso promovido pela ONU, em Abu-Dhabi, nos Emirados Árabe.
         A função do aplicativo é auxiliar na comunicação de surdos, o personagem o boneco Hugo, traduz o português oral e escrito para libras. Quando vc abre o aplicativo Hand talk surge um avatar com um sorriso e uma grande disposição para ajudar.
         Ronald Tenório é o unico latino-americano escolhido pelo prestigiado instituto de tecnologia de Massachusettes (MIT) nos EUA, como um dos 35 melhores inventores com menos de 35 anos no mundo.“O grande valor deste aplicativo é o complexo sistema de expressões feita por Hugo que requer o desenvolvimento detalhados, trabalhos gráficos e desenhos que tem dado bons resultados” disse Skalar no relatório do MIT. Em entrevista a uma professora do sexto ano do ensino fundamental em uma escola da rede publica, ela me relatou sua experiencia com o aplicativo Hand Talk.
         “Em 2015 eu tive uma aluna surda, e como lecionava matemática, senti na pele as dificuldades das escolas publicas em atender alunos com necesidades especias.
         Quando a aluna chegou na minha sala,ja estava iniciado o ano letivo e não me avisaram de sua deficiencia, era uma garota de um pouco mais de 12 anos, segui dando aula varios dias ate que percebi que a aluna não interagia.
Pedi seu caderno e percebi uma caligrafia perfeita, perguntei o porquê dela ser tao quieta e não participar das aulas.
         Ela ficou em silêncio, até que um aluno rindo disse ela é”muda”. Meu mundo caiu, por não ter percebido aquela deficiência da aluna e por não saber lidar com aquela situação .
        Passei umas três aulas somente copiando e aproveitando para pesquisar sobre aquela deficiência, busquei aprender primeiro, a me relacionar, e depois como lidar com a situação. Foi então que encontrei a Hand talk e esse negócio mudou a minha vida, fiquei apaixonada, pois enquanto buscava aprender libras eu também ensinava, aquela garota escrevia, poia ela conseguia ler algumas coisas e depois víamos os sinais daquela palavra e depois frase, foi uma experiência incrível.”
        Tenho encontrado muitas vantagens no hand talk, ele reconhece três tipos de informação: texto, sons e imagens, o app é gratuito, muitos surdos tem dificudades aprender o português e com a libra o aluno consegue se comunicar e aprender.
        Tenho certeza que ainda  ouviremos falar muito sobre o Hand talk.
 Gazetaweb.globo.com>noticia
M.g1.globo.com>noticia>2013/02

Https://projetodraft.com>abrasileirahandtalk

Nenhum comentário: