sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Educação inclusiva: a tecnologia a serviço da inclusão de deficientes visuais na escola

Por 
Ariele Ramos de Oliveira - RU 1395947
Polo de Paranavaí 
01/09/2017




Segundo dados do Censo Escolar 2008/2009, feito pelo Inep/MEC, mais de 55 mil alunos têm deficiência visual no país. Desse total, 51.311 são os chamados estudantes com baixa visão e 4.604 são cegos.
Para estudar, seja na escola regular ou na escola especial, eles contam com um grande aliado: a informática. São softwares desenvolvidos justamente para atender à realidade desse público, o que facilita e muito o aprendizado e a inclusão desses alunos. Para José Francisco Souza, técnico em assuntos educacionais do Instituto Benjamin Constant (IBC) – referência no país em educação de deficientes visuais -, afirma que o acesso a esses programas é fundamental para que a pessoa possa interagir melhor com a sociedade e o mundo que a cerca: “Tenho 60 anos e na época em que fui alfabetizado, não tínhamos esses recursos.
Hoje as coisas estão mais fáceis. Porém, essa facilidade não pode fazer com que a gente se acomode. É preciso continuar indo além, testar nossos limites, nos superar”.
A informática adaptada para o deficiente visual tem três tipos de programas: os leitores de tela, os ampliadores de tela e os digitalizadores de texto. Os leitores, como o próprio nome sugere, leem tudo o que está na tela do computador, seja texto, Access, Power point, linguagem de programação, e-mail, MSN, etc. Por isso, são ideais para os cegos totais.

Os ampliadores são bons para os chamados baixa visão. Como o programa amplia os ícones, as imagens, as letras e cria contrastes, facilita a leitura de quem tem a patologia da baixa visão, ou seja, não é totalmente cego. Já os digitalizadores transformam textos em sons. “Todos são muito bons, mas cada um atende a uma realidade específica”, onde um complementa o outro, sendo comum usar mais de um programa por exemplo.

DOSVOX
Vantagens: Fácil instalação, Projeto Nacional, Baixíssimo custo, Fácil utilização, Ideal para usuários iniciantes, Processamento rápido, Favorece a socialização (Papovox, Cartavox, Webvox), Multitarefa (executa tarefas de matemática, textos, entre outros).
Desvantagens: Limitações quanto à utilização da Internet, Ambiente "fechado" (acaba limitando os horizontes), Cria uma certa dependência (o usuário acaba muitas vezes "decorando os comandos”), Pouca verba e equipe de desenvolvimento pequena.

Política pública
O Ministério da Educação desenvolve, em parceria com os Estados, Municípios e o Distrito Federal, o Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais e o Projeto Livro Acessível para alunos com deficiência visual. Essas ações têm como objetivo a promoção da acessibilidade aos alunos da Educação Especial no ensino regular.Dessa forma, o MEC disponibiliza materiais didáticos e pedagógicos, equipamentos, mobiliários e laptops para comporem as Salas de Recursos Multifuncionais com o objetivo de apoiar a organização da oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), complementar à escolarização nas escolas da rede pública, e laptops aos alunos com cegueira matriculados no fim do ensino fundamental, no ensino médio, no EJA e na Educação Profissional, como recurso de acessibilidade ao livro e à leitura. Os laptops destinados aos alunos com cegueira são disponibilizados justamente com o sistema DosVox e se destinam ao uso individual em sala de aula e demais atividades educacionais, podendo ser utilizados em domicílio, mediante assinatura de termo de responsabilidade, conforme critério estabelecido pela direção da escola.

Referências Bibliográficas
Textos tirados da internet:
Diversa, Educação inclusiva na prática. Disponível em: http://diversa.org.br/comunidade/glossario. Acesso em 18 de agosto de 2017.
Globo Educação, Tecnologia a serviço da inclusão. Disponível em: https://canaldoensino.com.br/blog/tecnologia-a-servico-da-inclusao-de-deficientes-visuais-na-escola. Acesso em 18 de agosto de 2017.

3 comentários:

Unknown disse...

BOM DIA !!
TRABALHO BEM LEGAL PORQUE DEVEMOS NOS APEGAR NAS FERRAMENTAS DE INFORMATICA
PARA USO DE CONTEÚDO E PESQUISA E ATRAVÉS DELE USAR PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DESTA FICA MAIS RÁPIDO E CLARO O APRENDIZADO

Uninter Licenciaturas Paranavaí disse...

Parabéns Ariele, seja bem vinda ao Polo de Paranavaí.

Unknown disse...

Muito legal seu trabalho, quando se diz em facilidade no uso, melhora muito a utilização para o ensino tanto para os professores quanto para as crianças..