sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Hand Talk comunicando com uma realidade diferente

Por
João Vitor Cestaro Mineli -  1375754
Polo – Paranavai-Pr

Data 01/09/2017

Hugo personagem do Hand Talk
Fonte: Google Imagens

Hand Talk é uma plataforma que traduz simultaneamente conteúdos em português para a língua brasileira de sinais (Libras) e tem por objetivo a inclusão social de pessoas surdas.
O aplicativo funciona com um intérprete virtual, Hugo, que reage a comandos de voz, texto, imagens e fotos, convertendo em tempo real os conteúdos em português para LIBRAS e permite também que ouvintes possam aprender a se comunicar em Libras.
De acordo com dados do censo 2010 do IBGE, o Brasil possui 9,7 milhões de pessoas com algum tipo de problema auditivo, entre elas, há uma grande parcela que não compreende o português e depende exclusivamente da Libras para se comunicar.
O Hand Talk App é um tradutor para smartphones e tablets, que converte, automaticamente, conteúdos em português para Libras, seja ele digitado, falado ou até fotografado. Lançado em Julho de 2013, o app ultrapassou a marca de 10 milhões de traduções nos primeiros 6 meses. Através da solução Tradutor de sites, o administrador do website consegue tornar a sua página na internet acessível em Libras, de forma automática.
O endereço que tiver o Tradutor de Sites implementado ganha um ícone de acessibilidade no canto da tela. Quando o visitante clica no botão e seleciona o texto da página, automaticamente o Hugo, intérprete virtual, traduz o conteúdo para Libras.O app ocupa pouco espaço no armazenamento do aparelho usado apenas 29,25MB, pude utilizar para facilitar a comunicação com pessoas especais na área da audição e fazem uso das Libras, com isso consegui me comunicar com mais facilidade e também ver alguns detalhes de funcionamento do aplicativo.
Nos primeiros instantes de uso funcionou normalmente e dentro de poucos instantes a tradução era feita pelo Hugo, por passar um tempo de maior de uso percebi que as traduções começaram a demorar um pouco mais para serem realizadas, e também algumas poucas vezes o app travava parando o funcionamento de todo smarthefone mas depois de alguns segundos tudo voltava a funcionar normalmente.
Quanto ao seu uso, o Hand Talk funciona a partir de um conteúdo digital que quando selecionado pelo aplicativo ele automaticamente aciona um avatar 3D que faz a tradução em Libras do conteúdo exposto. Posso dizer que pode ser sim ser uma ferramenta para interligar a comunicação entre professores e alunos com necessidades especiais na audição, e até mesmo entre os próprios alunos, seria uma ponte para melhor se entender e ensinar dentro da sala de aula. Pode se por exemplo digitalizar os conteúdos dos livros didáticos ou até mesmo das apostilas e aulas preparadas pelo professor, é claro que toda as alternativas de meios tecnológicos de aprendizagem devem ser usadas de uma forma moderada e inteligente para não ultrapassar os limites, usar de uma forma inteligente será muito útil com toda certeza para melhor ensinar.
Sem esquecer de mencionar claro com o uso de tecnologia ajuda também a chamar e prender a atenção dos alunos para os conteúdos que estiverem sendo abordados e ajuda a estimular a concentração, percepção, interesse entre outras.
Enfim Hand Talk estimula a curiosidade de usarmos apenas por “brincadeira” e acabamos tendo um belo ensinamento, e creio que com o continuo uso pode se aprender e também começar ter um pouco de domínio sobre a linguagem em libras, o que deveria ser o dever de toda população afinal não sabemos quando podemos necessitar do uso da mesma, esperamos que agora com dessa forma mais fácil de aprendizagem pelos meios de smarthfones e tablets aumente o interesse das pessoas em saber usar das libras.

Fonte: Wikipedia

Um comentário:

Uninter Licenciaturas Paranavaí disse...

Vejo o empenho de vocês acadêmicos, o aplicativo mais utilizado, porém cada um abordando a sua maneira. Parabéns!