segunda-feira, 11 de setembro de 2017

INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DAS MÃOS

Por 
Rozeli Conceição da Silva Lemes. RU:1819336
Polo – Paranavaí
Data: 11/09/2017


Uma inovação que veio para melhorar a comunicação entre surdos e surdos, ouvintes e surdos. O Hand Talk surgiu da ideia de três amigos da Universidade Federal de Alagoas, Ronaldo Tenório, Carlos Wanderlon e Thadeu Luz, ainda quando estudavam na faculdade e no ano de 2012 colocaram a em prática com objetivo de facilitar a interação em LIBRAS. Com o sucesso desta invenção no ano de 2013 foi eleito pela Organização das Nações Unidas como o melhor APP social do mundo.
Durante muito tempo os surdos encontraram várias barreiras para interagir na sociedade, comunicavam-se por meio de gestos os quais resultavam em não compreensão pelas pessoas ouvintes. Muitas barreiras foram enfrentadas pelos surdos como método do oralismo e proibição de qualquer língua gestual.
Com a formação de movimentos sociais e comunidades surdas estes conquistaram seu espaço na sociedade tendo a LIBRAS reconhecida pela Lei nº 10.436/2002 como sua primeira língua e forma de interação social. Neste sentido, os movimentos sociais mobilizaram-se para efetivo reconhecimento e valorização da criança com surdez na escola, isto é, a necessidade de um interprete o qual efetivo-se pelo Decreto nº 5.626/2005.
O Hand Talk é um aplicativo acessível com interprete virtual em 3D o Hugo, o qual além de fazer traduções de textos, frases e palavras em segundos para a LIBRAS, seja estes digitados, falados ou fotografados, também apresenta vídeo aulas no YouTube, onde ensina expressões faciais/corporais e LIBRAS( Língua Brasileira de Sinais).
O aplicativo é de fácil acesso e gratuito podendo ser utilizado em tablets e smartphones com sistemas ANDROID e IOS. Este apresenta diversas funções que pode ajudar muito as pessoas a interagir e até mesmo aprender com o Hugo.
Ao utilizar o aplicativo achei bem interessante pelo tanto de opção que este apresenta em sua funcionalidade facilitando a vida de muitas pessoas, principalmente dos surdos que necessitam comunicar-se com a sociedade. De igual modo as pessoas também necessitam interagir  com os surdos. Sou professora de Libras em faculdade e faço o uso do Hand Talk em minhas aulas com os alunos eles adoram este aplicativo e utilizam sempre para aprender a LIBRAS.

Um comentário:

Unknown disse...

meus parabens o hand talk e um aplicativo muito bome e pode ser levado para qualquer lugar, mais gostaria que ele fosse melhor por exemplo estava pensando que ele poderia ser colocado em sala de aula nao so para os alunos com deficiencia mas para todos os alunos, pois poderia ser usado como um tradutor como se fosse um tradutor de libras.... mais ele um aplicativo muito bom mais poderia ser melhorado.