segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Recursos Tecnológicos que Ajudam na Promoção da Educação Inclusiva

Por
Márcio Rogério Teruel - RU: 1167552
Jamir dos Santos Camargo - RU: 1169931
Polo Paranavaí
Data - 11/09/2017



            De acordo com dados do IBGE de 2010, o Brasil possui 45.623.910 de pessoas que apresentam pelo menos um tipo de necessidade especial, o que representa 23,92% do total da população brasileira. Além de falar em números, faz-se necessário lembrar também das inúmeras dificuldades de socialização que este público enfrenta, pela dificuldade de adaptação e de ambientes inclusivos.
            Uma das formas de adaptação e socialização no caso dos deficientes auditivos, por exemplo, é a língua brasileira de sinais (LIBRAS) e a estimulação e o desenvolvimento a partir do aprendizado da mesma. E pensando hoje no trabalho de inclusão social que tem sido realizado pelos profissionais da área da educação, o universo digital vem ganhado espaço e afeição no trabalho com os alunos em sala de aula.
            A fim de possibilitar que as pessoas com deficiência auditiva por exemplo, possam realizar diversas atividades sem a necessidade de colaboração de outras pessoas, aplicativos vem ganhando espaço junto ao trabalho pedagógico da equipe escolar. Este é o caso da Escola Municipal Carlos Chagas em Mirador no Paraná, a escola de ensino  básico, adquiriu o programa Hand Talk, o mesmo é um tradutor de texto e áudio em libras, o programa é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU),  o mesmo é utilizado em sala de aulas a partir de tabletes a fim de que os alunos com deficiência auditiva inseridos do 3º ou 5º ano possam realizar as atividades e os trabalhos nas disciplinas de matemática e português sem a necessidade de ter uma interprete na sala. Os professores agora têm a ajuda para passar as explicações ou até mesmo produzir conhecimento a partir da própria interação do aluno com o conteúdo sem necessariamente a ajuda de um mediador.
            O programa tem facilitado à fixação de independência, o aumento da autoestima dos alunos, além de uma aproximação maior entre as crianças, pois o programa desperta também a curiosidade das crianças ouvintes e que tem vontade de aprender a língua de sinais, isso porque a tradução é feita por um personagem chamado Hugo que da vida ao interprete e realiza os sinais. Além dos benefícios percebidos nas crianças, percebe-se também que o programa possibilitou a equipe pedagógica um aprimoramento dos professores e uma abrangência maior de recursos pedagógicos.
           A dificuldade encontrada até agora pela escola, é adesão maior do poder público, para que se possam adquirir mais equipamentos, para assim possibilitar o uso do programa não só pelos alunos com necessidade especial, e sim como um recurso que ajude a tornar a comunicação escolar universal e ainda mais eficaz.
           Além do aplicativo usado pela escola acima citada, outros aplicativos vêm ganhando espaço e ajudando no processo de inclusão social e até mesmo digital entre as pessoas, entre eles têm-se: By My Eyes, um aplicativo que traz uma rede de voluntários que online viram os olhos para os deficientes visuais; outro aplicativo é o Converso de QR Code em Voz, o mesmo é uma espécie de código bidimensional que permite que diversos objetos sejam catalogados e assim possibilita a identificação de objetos; e o programa é o V Libras, parecido com o Hand Talk ao digitar ou falar o texto um boneco tradução em libras; inúmeros são os aplicativos que estão sendo inseridos hoje no universo acadêmico e social a fim de estreitar as relações sociais. O que se faz de fato importante e foi o que motivou a produção deste texto, é a conscientização da população e principalmente das pessoas responsáveis por patrocinar ou promover a educação, a fim de que se percebam a necessidade de aproximação entre as pessoas e que toda a tecnologia ou trabalho Humano envolvido no trabalho de inclusão vem para fortalecer e unificar a forma com as apreendem e transmitem conhecimento sem distinção ou olhares diferentes.

Referencia
RECURSOS Tecnológicos Promovem Inclusão de Pessoas Com Deficiência Visual e Auditiva; Folha Vitória; 2017; In: http://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/10-anos/2017/07/recursos-tecnologicos-promovem-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia-visual-e-auditiva/; acessado em 08 de setembro de 2017.

RESULTADOS Da Amostra do IBGE 2010; Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência; in: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/indicadores/censo-2010; Acessado em 08 de Setembro de 2017.

Um comentário:

Unknown disse...

meus parabens marcio e jamir, muitas partes sobre os dados do IBGE de quantos tem no mundo de pessoas com deficiencia eu nao sabia gostei........