Márcio Rogério Teruel - RU: 1167552
Jamir dos Santos Camargo - RU: 1169931
Polo Paranavaí
Data - 11/09/2017
De acordo com dados do IBGE de
2010, o Brasil possui 45.623.910 de pessoas que apresentam pelo menos um tipo
de necessidade especial, o que representa 23,92% do total da população
brasileira. Além de falar em números, faz-se necessário lembrar também das
inúmeras dificuldades de socialização que este público enfrenta, pela
dificuldade de adaptação e de ambientes inclusivos.
Uma das formas de adaptação e socialização no caso dos
deficientes auditivos, por exemplo, é a língua brasileira de sinais (LIBRAS) e
a estimulação e o desenvolvimento a partir do aprendizado da mesma. E pensando
hoje no trabalho de inclusão social que tem sido realizado pelos profissionais
da área da educação, o universo digital vem ganhado espaço e afeição no
trabalho com os alunos em sala de aula.
A fim de possibilitar que as pessoas
com deficiência auditiva por exemplo, possam realizar diversas atividades sem a
necessidade de colaboração de outras pessoas, aplicativos vem ganhando espaço
junto ao trabalho pedagógico da equipe escolar. Este é o caso da Escola
Municipal Carlos Chagas em Mirador no Paraná, a escola de ensino básico, adquiriu o programa Hand Talk, o
mesmo é um tradutor de texto e áudio em libras, o programa é reconhecido pela
Organização das Nações Unidas (ONU), o
mesmo é utilizado em sala de aulas a partir de tabletes a fim de que os alunos
com deficiência auditiva inseridos do 3º ou 5º ano possam realizar as
atividades e os trabalhos nas disciplinas de matemática e português sem a
necessidade de ter uma interprete na sala. Os professores agora têm a ajuda
para passar as explicações ou até mesmo produzir conhecimento a partir da
própria interação do aluno com o conteúdo sem necessariamente a ajuda de um
mediador.
O programa tem facilitado à
fixação de independência, o aumento da autoestima dos alunos, além de uma
aproximação maior entre as crianças, pois o programa desperta também a
curiosidade das crianças ouvintes e que tem vontade de aprender a língua de
sinais, isso porque a tradução é feita por um personagem chamado Hugo que da
vida ao interprete e realiza os sinais. Além dos benefícios percebidos nas
crianças, percebe-se também que o programa possibilitou a equipe pedagógica um
aprimoramento dos professores e uma abrangência maior de recursos pedagógicos.
A
dificuldade encontrada até agora pela escola, é adesão maior do poder público,
para que se possam adquirir mais equipamentos, para assim possibilitar o uso do
programa não só pelos alunos com necessidade especial, e sim como um recurso
que ajude a tornar a comunicação escolar universal e ainda mais eficaz.
Além do aplicativo usado pela escola acima citada, outros
aplicativos vêm ganhando espaço e ajudando no processo de inclusão social e até
mesmo digital entre as pessoas, entre eles têm-se: By My Eyes, um aplicativo
que traz uma rede de voluntários que online viram os olhos para os deficientes
visuais; outro aplicativo é o Converso de QR Code em Voz, o mesmo é uma espécie
de código bidimensional que permite que diversos objetos sejam catalogados e
assim possibilita a identificação de objetos; e o programa é o V Libras,
parecido com o Hand Talk ao digitar ou falar o texto um boneco tradução em
libras; inúmeros são os aplicativos que estão sendo inseridos hoje no universo
acadêmico e social a fim de estreitar as relações sociais. O que se faz de fato
importante e foi o que motivou a produção deste texto, é a conscientização da
população e principalmente das pessoas responsáveis por patrocinar ou promover
a educação, a fim de que se percebam a necessidade de aproximação entre as
pessoas e que toda a tecnologia ou trabalho Humano envolvido no trabalho de
inclusão vem para fortalecer e unificar a forma com as apreendem e transmitem
conhecimento sem distinção ou olhares diferentes.
Referencia
RECURSOS Tecnológicos Promovem
Inclusão de Pessoas Com Deficiência Visual e Auditiva; Folha Vitória; 2017; In:
http://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/10-anos/2017/07/recursos-tecnologicos-promovem-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia-visual-e-auditiva/;
acessado em 08 de setembro de 2017.
RESULTADOS Da Amostra do IBGE
2010; Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência; in: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/indicadores/censo-2010;
Acessado em 08 de Setembro de 2017.
Um comentário:
meus parabens marcio e jamir, muitas partes sobre os dados do IBGE de quantos tem no mundo de pessoas com deficiencia eu nao sabia gostei........
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