segunda-feira, 4 de setembro de 2017

PRODEAF: A TECNOLOGIA AUXILIANDO NA COMUNICAÇÃO.


Por Carla Alessandra da Silva, 1832450.
Polo – Paranavaí
Data: 04/09/2017 






Fonte: bluerayvids



Flávia Azevedo, professora da Escola ‘’Fonte do Saber’’ na cidade de Paranavaí, no Paraná, trouxe para as suas aulas uma maneira diferente de auxiliar os alunos com deficiência auditiva. Através do aplicativo ProDeaf, a professora viu uma maneira de estar ajudando os alunos que tinham dificuldade para acompanhar as aulas.
Professora há cinco anos, Flávia que leciona Língua Portuguesa para os alunos do 6° ano da escola pública ‘’Fonte do Saber’’, vinha a alguns anos procurando uma maneira de auxiliar 2 dos 22 alunos com a faixa etária entre 11 e 12 anos. Ela sabe libras, mas queria acrescentar outra maneira de estar ajudando na comunicação dos alunos.  Esses dois alunos de inclusão são deficientes auditivos, e tinham dificuldades em acompanhar as aulas.
Diante disso, a professora de 30 anos deu inicio a pesquisas sobre maneiras de facilitar e ajudar a aprendizagem dos alunos de inclusão. Após algum tempo de pesquisas, a professora acabou por conhecer aplicativos de Libras, que são disponíveis para pessoas com deficiências. Antes de levar essa ideia para a escola, Flávia escolheu alguns aplicativos e fez um teste por algumas semanas, para ver qual o melhor para uso.
 Após os testes, Flávia optou por utilizar o aplicativo ProfDeaf de tradução de texto e voz na língua portuguesa para Libras. Com esse aplicativo de bolso é possível traduzi automaticamente pequenas frases para Libras através de texto escrito ou reconhecimento de voz. O aplicativo possui um personagem em 3D, para apresentar as interpretações de Libras.
As vantagens do aplicativo é que ele é baixado gratuitamente nas plataformas de download, possui um Dicionário de Libras para você navegar entre milhares de palavras em português e ver sua tradução sem necessidade de conexão com a internet, mas às vezes o aplicativo pode travar isso dependerá do desempenho da internet, do aparelho e até mesmo do aplicativo, que precisa ter melhorias.
O aplicativo também possui um menu com várias opções com: histórico (que registra o que foi procurado), frases comuns, que são divididas em sessões: saudações, datas comemorativas e conversas básicas (que são as mais comuns), idioma, onde pode estar mudando para o idioma que desejar e controlador de velocidade da tradução com duas opções, lenta ou acelerado.  
O ProdDeaf tem duas plataformas: ProDeaf móvel, aplicativo de bolso (primeiro aplicativo tradutor para Libras) que pode ser usado em qualquer lugar e ProDeaf Web, que seria a ferramenta de libras para computador, tablete e notebook.
O ProDeaf nasceu na Universidade Federal de Pernambuco, por alunos com deficiência auditiva do curso de ciência da computação, eles deveriam criar um projeto juntos, mas tinham dificuldade, pois não conseguiam se entender. Diante disso, surdos e ouvintes desenvolveram uma solução global apara um problema percebido em sala de aula. Assim nasceu a empresa Proativa Soluções e negócios, que conta com o apoio e parceria da Wayra Brasil - Telefônica, Microsoft, Sebrae e CNPq.
A equipe é multidisciplinar, integrada por programadores, linguistas, designers, tradutores e Surdos - que ajudam o grupo no entendimento das Libras e nas dificuldades diárias vivenciadas por quem tem a deficiência - realizam juntos várias pesquisas e experimentos desde 2010.
Sendo assim, a professora apresentou o aplicativo para os dois alunos, mostrou de forma detalhada como se usava, e os deixou familiarizar com o aplicativo. Aos poucos os alunos foram aprendendo a mexer e mostraram grande interesse pela novidade, passaram a ter mais interesse pelas atividades e conseguiram acompanhar o restante da turma.  
Diante desse resultado positivo com os alunos, a professora apresentou a ideia para seus colegas de trabalho, passou a fazer campanhas, mostrando como a tecnologia pode ajudar em sala de aula com a inclusão.  
Referências:
http://prodeaf.net/. Acesso em 10/08/2017

Inclusão para os alunos com deficiência visual e auditiva




Por  
Letícia Mayara Ferreira RU 1832321
Polo – Paranavaí
Data (04/09/2017)


 
Fonte:http://cachoeiro.es.gov.br/?nomePagina=NOTICIA&id_item=Criador_do_sistema_Dosvox_ministra_curso_para_professores_em_Cachoeiro

Hoje no Brasil existem inúmeros alunos que possui algum tipo de deficiência seja ela física ou mental, por exemplo, alunos com deficiência auditiva, visuais entre outros.
Conforme  os dados do Censo Escolar 2008/2009, feito pelo Inep/MEC, mais de 55 mil alunos apresentam deficiência visual no Brasil. Um grande aliado desses alunos seria o uso da informática, no qual se possibilita o uso de software para a interação do educando, isso é um grande avanço pois a alguns anos atrás os alunos encontravam dificuldades de aprendizado uma vez que não havia  o uso da informática,  já que o seu  uso é recente.
Um software que pode ser obtido gratuitamente é o DOSVOX, que se comunica através de sistemas sonoros, uma ferramenta que pode ser usada pela criança na fase de alfabetização e letramento. Esse programa foi criado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
De acordo com o Censo de 2010 realizado pelo IBGE, 9,7 milhões de pessoas possui deficiência auditiva. Cerca de, 2.147.366 milhões apresentam deficiência auditiva severa.
Mas só com a Lei n° 10.436 em 2002, que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi adotada como segunda língua oficial no País.
Os alunos com deficiência auditiva sofrem para poder aprender na escola, pois a maioria se comunica com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e nem sempre o corpo docente da instituição está preparado para esses alunos. Pensando nos educandos foi criado o aplicativo Hand Talk
O aplicativo Hand Talk foi fundado em 2012, para sistemas androides e ios. Sua função é a tradução para a libras, no qual se digita o texto, imagem ou comando de voz e o interprete Hugo converte para a língua de sinais. O aplicativo recebeu vários prêmios inclusive da ONU, como o melhor aplicativo social do mundo.
Essas ferramentas tecnológicas apresentadas aqui, hoje são usadas como uma maneira de inclusão social, facilitando a vida do educando para o melhoramento de seu aprendizado.


Referências


https://www.handtalk.me/sobre Acessado em 24 de agosto de 2017