segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Minimateca VOX – Auxilia no ensino de matemática para deficientes

Por
Valter Carlos Lourenço da Silva, RU: 1797642
Polo Paranavaí
Data - 11/09/2017


Foto: Antoninho Perri / Unicamp
Aplicativo contempla crianças com deficiência visual, entre 6 e 8 anos. Programa é gratuito e poderá ser usado por instituições e também em casa. 

Contas simples e pequenos problemas de matemática podem ficar menos complicados para crianças com deficiência visual com a ajuda de um aplicativo desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  

MiniMatecaVox foi desenvolvido na Unicamp, no curso de engenharia elétrica na área de concentração em engenharia da computação. O sistema contempla o conteúdo de matemática do primeiro ano do ensino fundamental, portanto para crianças de 6 a 8 anos de idade. São 20 aulas com 300 atividades. "Eles podem aprender conceitos básicos, cálculo mental, além de ser um estímulo ao uso do computador e à inclusão digital", afirma o pesquisador.

A ferramenta poderá ser utilizada dentro de um programa já conhecido e muito usado por deficientes visuais, o Dosvox, que permite a realização de tarefas variadas por meio da voz. O caminho é fazer o download pela internet para ter acesso a todo o conteúdo. "O programa vai fazer perguntas de áudio. Quantos dedos há em sua mão direita? E o professor aproveita para orientar, ensinar a noção de direita e esquerda, por exemplo. A resposta é pelo teclado e um aviso com voz humana diz se o aluno acertou ou não". 

O programa, no qual o aplicativo ficará hospedado, faz a leitura de cada tecla digitada pela criança e traduz em som para que seja possível saber o que está sendo escrito pelo teclado do computador. Segundo o não há muito investimento para melhorar o aprendizado de deficientes visuais, principalmente na área de exatas. 

Além de pesquisador, Henderson, morador de Louveira (SP), é professor do ensino fundamental na rede pública de Várzea Paulista (SP), cidade próxima. No dia a dia, convivendo com as deficiências de cada aluno para aprender matemática, ele se viu motivado a fazer algo por aqueles que enfrentam ainda mais dificuldades para absorver o conteúdo. 

"A matemática tem mais dificuldade para os deficientes visuais por falta de recursos, ferramentas que dêem a eles condições de aprender. Espero que através do software eles se motivem para aprender e usar a matemática para as suas vidas e para o futuro", conta o pesquisador, que hoje se diz preparado para receber um aluno com essa deficiência em sala de aula. 

Programa foi testado em instituições especializadas O programa foi testado em instituições especializadas no auxílio a deficientes visuais em Campinas. "É um suporte a mais para o que a criança aprende no ensino regular.  

Uma delas foi a Pró Visão, que promove a habilitação e reabilitação desse público há 30 anos. A instituição, atende em média 45 deficientes, de bebês a adolescentes. Para a coordenadora Maria Cecília Saragiotto, a invenção  será muito importante para o futuro das crianças. "Tudo que facilita, dá autonomia para os deficientes visuais, é bem-vindo", conta. 


A coordenadora afirma que esse público enfrenta uma carência no ensino normal e, por isso, as crianças procuram o apoio das instituições. Sem a ajuda, muitas não conseguem acompanhar. "Vamos usar o aplicativo e exercitar com as crianças. Já está no nosso plano", completa



Aplicativo MinimatecaVox pretende ajudar crianças no aprendizado de matemática (Foto: Antoninho Perri / Unicamp)

Fonte:
http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/11/software-feito-na-unicamp-ajuda-no-ensino-de-matematica-para-deficientes.html

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

HAND TALK – MÃOS QUE RESTAURAM SONHOS



Por  Vanessa Bilches Coelho RU: 1949684
Polo – Paranavaí
Data -  08/09/2017




Fonte: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.handtalk&hl=pt_BR

Com o advento de novas tecnologias, a era digital chegou para atender os mais diversos e longínquos públicos. Conquistando uma gigantesca gama de público a era da inclusão digital vem transformando a realidade e o dia a dia das pessoas. É nesse ambiente em que o “HAND TALK” foi desenvolvido para um público específico e segmentado: Pessoas com deficiência auditiva.
Em um universo de mais de 300 milhões de pessoas com este tipo de deficiência no mundo, sendo que só no Brasil esse número chega a quase 10 milhões deficientes auditivos – segundo o Censo IBGE 2010 – O Hand Talk vem para tornar mais acessível a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.
Cerca de 70% dos surdos tem dificuldade em se comunicar através da leitura e da escrita devido a limitação de comunicação ser exclusivamente visual, sendo assim a maioria das pessoas portadoras dessa deficiência dependem exclusivamente da Língua de Sinais para obterem informações e se comunicarem.
No ano de 2015, no Brasil foi instituída a LBI – Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13146/15) – onde se torna obrigatória a acessibilidade nos sítios de internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos do governo. Assim, o acesso à informação em sites públicos ou privados se tornam lei, e portanto necessitam de tecnologia para atender a lei supra citada.
É essencial o entendimento dos gestores públicos e privados quanto a investimento na tecnologia de acessibilidade. Milhões de pessoas com deficiência auditiva são um segmento valioso e pouco explorado e pode implementar o valor agregado de qualquer empresa: desde o valor financeiro e produtivo como também o valor social, que tem sido muito destacado e avaliado nos últimos anos.
Segundo Mari Pezarini, planejar é a chave do sucesso quanto a implementação de tecnologias de acessibilidade. Investir em acessibilidade pode ser um trunfo quanto ao crescimento das organizações. Os valores investidos são pequenos comparados aos valores de multas aplicadas à instituições que não se adaptam a essa nova necessidade tecnológica, não compensa economizar o pequeno investimento e ter que desembolsar um valor muito alto com multas e taxas – o barato pode sair caro.
Diante desse ambiente a empresa Hand Talk – criada em 2012 – criou o aplicativo com o mesmo nome para atender esta demanda. Comandada por um intérprete virtual em 3D a comunicação se torna interativa e de fácil compreensão. Através deste aplicativo crianças tem desenvolvido a comunicação através de sinais, tem conseguido avançar na grade curricular do ensino público e, empresas tem conseguido aumentar suas vendas conquistando um público até então inalcançável.
O aplicativo é capaz de traduzir automaticamente textos e áudios para LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais – em tabletes e smartphones, tem tecnologia disponível para LIVES – vídeo chamadas – com traduções simultâneas e  também possui tradução de sites e seus conteúdos através da inserção de um simples botão, tornando o site acessível em Libras para milhões de surdos.
Com baixo custo e simples implementação o Hand talk torna o site mais acessível a milhões de pessoas permitindo a abertura de um novo canal de comunicação; trazendo inovação e valorização de marcas através de uma ferramenta social premiada internacionalmente. Com tecnologia própria o Hand talk possibilita o cumprimento da lei para entidades públicas e privadas que tem por obrigação oferecer acessibilidade em Libras, contribuindo diretamente para uma sociedade mais justa e igualitária através da promoção à acessibilidade cumprindo assim a sua responsabilidade social.
Nas escolas o Hand Talk é de extrema importância principalmente quando pensamos que pessoas com deficiência auditiva durante décadas ficaram a margem da sociedade por não poderem nem ao menos iniciar seus estudos e assim se desenvolverem educacionalmente. Com a utilização do software aplicativo, professores conseguem alcançar êxito na aplicação de seus conteúdos e os alunos com deficiência auditiva são inclusos no mesmo patamar dos alunos sem deficiência.

Transtornos comportamentais

Por Thais Silva - RU 1538048
Polo – Paranavaí
Data 06/09/2017


Fonte: www.cbiofmiami.com

O CBI of MIAMI foi um aplicativo criado para ajudar as pessoas a entender melhor alguns transtornos . Ainda dentro do aplicativo encontramos cursos e treinamentos online, educação especial e psicopedagogia, explicações sobre bullyng e o uso de drogas e vídeos explicativos
Dentro desse aplicativo encontramos  tudo  isso de uma forma bem completa e tudo bem explicado pelo O Dr. Gustavo Teixeira estudou nos Estados Unidos, graduando-se pela South High School, em Denver, estado do Colorado, onde aprendeu sobre programas escolares de inclusão de crianças com necessidades especiais.Tornou-se médico aos 25 anos de idade e continuou seus estudos no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Ele também é pós-graduado em Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo, Saúde Mental Infantil pela SCMRJ; e possui curso de extensão em Psicofarmacologia da Infância e Adolescência pela Harvard Medical School.É mestre em Educação pela Framingham State University, nos Estados Unidos, e palestrante internacional em inclusão e educação especial, tendo apresentado dezenas de workshops em 4 continentes, incluindo países como Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, Áustria, Inglaterra e Suécia, e cursos de verão nos Estados Unidos para o Department of Special Education and Communication Disorders na Bridgewater State University, universidade americana localizada no estado de Massachusetts, onde é professor visitante.
Esse aplicativo é composto por 15 transtornos comportamentais da infância e adolescência como:
* Transtorno  do espectro autista
* Síndrome de asperger
* Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
* Transtorno opositor desafiador
* Transtorno de conduta
* Depressão infantil
* Transtorno bipolar do humor
* Transtornos ansiosos
* Suicídio e comportamento suicidas
* Transtornos e tiques
* Síndrome de tourette
* Esquizofrenia de início precoce
* Transtornos de ajustamentos
* Transtornos alimentares
* Dislexia
Esses são os transtornos que encontramos dentro desse aplicativos, e basta clicar sobre o que você gostaria de saber que ele vai te mostra uma explicação bem completa de forma fácil de se entender para conseguirmos identificar esses transtornos de forma rápida e segura.
Gostei muito desse aplicativo, acho que seria bem interessante para quem trabalha com criança ou até pais com filhos com alguns desses transtornos, alem das explicações também gostei dos cursos que eles tem são cursos baratos e muito interessante.
REFERÊNCIA

www.cbiofmiami.com (ultimo acesso em 04/09/2017)