Por
Marcelo Lopes da Silva RU: 1729354
Polo – Paranavaí/PR
Data 28/08/2017
Com a ajuda das novas
tecnologias e suas ferramentas professores vem conseguindo melhorar a inclusão
de alunos com necessidades educativas especiais.
Uma professora do 6º ano
do Ensino Fundamental do Colégio Estadual São Vicente em Curitiba - PR, para
solucionar um problema com um de seus alunos da turma que é portador de
deficiência auditiva adotou o uso de um aplicativo para surdos.
Quando ela iniciou seu
trabalho com essa turma logo percebeu as dificuldades de comunicação do aluno
tanto com ela como com os demais colegas de sala.
Pesquisando entre tantas
tecnologias atualmente disponíveis alguma forma para solucionar esta questão
ela escolheu o uso de um aplicativo chamado de Hand Talk (mãos que falam) que é
gratuito, muito fácil de usar e bastante interessante; ao digitar um texto, uma
palavra ou enviar um áudio imediatamente através de seu personagem em 3D Hugo é
feita a tradução para a língua de sinais.
É um aplicativo Brasileiro criado em
Alagoas por três estudantes da Universidade Federal de Alagoas e foi premiado
em 2013 pela Organização das Nações Unidas como o melhor aplicativo social do
mundo, ele pode ser usado em tablets e celular com sistema Android ou IOS.
A professora dá aulas de
geografia na turma e o aplicativo vem ajudando bastante na comunicação e
aprendizagem do aluno surdo. A faixa de idade dos alunos da turma é de 11 e 12
anos de idade e eles tem bastante interesse em ajudar o aluno surdo no uso do
aplicativo porque assim também estão aprendendo a língua de sinais.
A
professora fez curso de Libras e também treinamento para aprender a usar o
aplicativo. No início ela trabalhou com o aluno individual para ele aprender a
lidar e se familiarizar com o aplicativo enquanto os outros alunos da sala
faziam suas atividades, hoje ela já trabalha em conjunto com toda a turma, vai
explicando o conteúdo e usando a língua de sinais enquanto ao mesmo tempo um
dos alunos ouvintes vai ajudando o aluno surdo com o aplicativo.
Esta vem sendo a melhor forma
que a professora encontrou para conseguir a inclusão desse aluno, ele
apresentou maior interesse e mais segurança em realizar suas atividades, ajuda
na comunicação com professores colegas e familiares e também melhorou muito sua
autoestima.
Referências:
7 comentários:
Como é maravilhoso, que ao longo da pesquisa encontramos sempre contribuições para a vida. Parabéns!
Ótimo aplicativo que com certeza muda vida de pessoas, não é atoa que esse app ganhou um concurso da ONU, escolhido como melhor app desenvolvido para ajudar pessoas especiais.
Muito bom obter conhecimento e poder colaborar com outras pessoas.
Muitos deficientes auditivos não tem acesso as diferentes informações para se desenvolver e aprender, isso é um grande passo de muitos que virão daqui em diante, parabéns!!!
As novas tecnologias vêm abrindo novos horizontes, possibilitando
interações, dando uma nova dinâmica nas questões de aprendizagem, buscando
relações entre espaço e tempo de forma colaborativa, tornando necessário e urgente vencer desafios na formação dos professores. É preciso buscar esses novos conhecimentos para que possamos agregar de forma positiva.
Muito importante buscar caminhos para que o processo da inclusão realmente aconteça e saia do "papel".
BOM DIA!!
TRABALHO EXCELENTE QUE ATRAVÉS DESTE APLICATIVO FACILITA A VIDA DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E DO PRÓPRIO PROFESSORO PARA PASSAR O CONTEÚDO DE FORMA MAIS COERENTE E EXATA COM CUSTO NENHUM ISSO DEVE SER MAIS INVESTIDO EM NOSSO PAIS PARA DIMINUIR A INCLUSÃO
HAND TALK: FERRAMENTA TECNOLOGICA PROMOVE INCLUSÃO NA REDE DE ENSINO
Como é gratificante, quando ficamos sabendo a importância que os profissionais do ensino tem dado a inclusão. Esse aplicativo veio para auxiliar demais os educadores e até mesmo a sociedade no geral.
Esse aplicativo demonstra ser excelente, e apresenta ser fácil de utilizar. Que bom que os professores já estão colocando-o em prática. Desperta o interesse do aluno surdo e faz com que ele se sinta importante dentro do ambiente escolar.
Postar um comentário