segunda-feira, 11 de setembro de 2017

O USO DE APLICATIVOS COMO FERRAMENTA AUXILIAR DO APRENDIZADO DO ALUNO DEFICIENTE VISUAL

Por (Douglas Eufrauzino de Souza, 1791818)
Polo – Paranavaí/PR
Data (11/09/2017)

Fonte: Aluno do Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro de Paranavaí demonstrando a usabilidade do programa DOSVOX.


O uso de ferramentas auxiliares no desenvolvimento da aprendizagem não é novidade entre os alunos com deficiência visual. No Brasil o DOSVOX foi a primeira ferramenta desenvolvida exclusivamente para ajudar o aluno cego a usar o computador. O projeto DOSVOX foi desenvolvido em 1997 no Núcleo de Computação e Eletrônica da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), porém a ideia foi de Marcelo Pimentel, aluno deficiente visual do curso de informática.

Na cidade de Paranavaí/PR o Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro e Escola Municipal Dacia Figueiredos Fortes, os alunos com deficiência visual, podem complementar seu aprendizado, aprender braile, e estimular os demais sentidos para com isso se tornarem independentes e conseguirem acompanhar seus colegas de classe. Onde contam com estrutura e profissionais especializados. Como apoio pedagógico os professores realizam um trabalho multidisciplinar onde o foco é o ensino da leitura e escrita do Braile, Soroban, entretanto se fez necessário a introdução de ensino de outras ferramentas como computador com aplicativos de acessibilidade como o DOSVOX e a Lupa Virtual.

Na aula, o aluno aprende a usar o computador com os programas específicos. Com o DOSVOX o programa faz a leitura do que está na tela, abrir os demais programas, ler e escrever e-mails, navegar na internet e até mesmo confeccionar textos. Tudo isso com o comando de voz. É uma plataforma completa que conta com editores de textos próprio e até jogos. O programa é gratuito e pode ser baixado na internet, funciona em qualquer computador.

Já a lupa virtual é um recurso destinado a quem tem baixa visão, ampliando a tela do computador na proporção ideal que achar melhor de acordo com o grau de dificuldade desse aluno.

A acessibilidade acompanha o desenvolvimento tecnológico, e grandes empresas do ramo como Google, Microsoft e Apple desenvolvem e aperfeiçoam dia-a-dia com atualizações constante de diversos recursos em seus dispositivos e aplicativos como por exemplo no próprio sistema operacional Windows conta com ferramentas como lupa virtual, alto contraste, recurso para portador de daltonismo, narrador e etc.

Diversos smartphones atualmente já vem com esses recursos também. No Sistema Operacional Android há a opção do Google Now, recurso onde é possível fazer praticamente tudo apenas com o comando de voz, desde uma simples pesquisa e até anotar lembretes na agenda, programar despertador, enviar e-mail, mensagens no WhatsApp, tudo isso sem precisar instalar nenhum programa adicional no celular, permitindo os alunos usar o smartphone com todos seus recursos, facilitando muito a vida dos alunos com baixa ou sem visão.

2 comentários:

Unknown disse...

gostei muito douglas da sua noticia nao sabia como era usado o dosvox achei muito interessante a maneira que usado o computador em sala de aula com os alunos com deficiencia.......... meus parabens....

Unknown disse...

Muitas vezes vemos que escolas de cidade distantes já utilizam aplicativos especializados, mas que bom saber que aqui tão próximo as escolas já estão se adaptando e preparando para receber esses alunos e oferece-los mais oportunidades, assim através destes conhecimentos eles poderão ser inseridos com menos desigualdades no mercado de trabalho.