Por
Lívia Santos Capel, RU: 1727698
Polo Paranavaí
28/08/2017
Fonte:
https://consalud.es/tecnologia/app-de-habitos-saludables-para-ninos-con-sindrome-de-down
Duas tendências mundiais em Educação estão em alta: o
uso de aplicativos educacionais dentro e
fora da sala de aula e a criação de aplicativos voltados para crianças com necessidades especiais.
Na APAE de Paranavaí, uma professora e a fonoaudióloga idealizando essa nova
era da educação, desenvolveram um projeto com o uso de aplicativos com crianças
com Síndrome de Down.
Em conversa, elas relataram suas
experiências positivas com o uso de tablets como ferramenta de estimulação.
Eliane Andreo e Priscilla Figueiredo relataram que os aplicativos selecionados
estimulam o desenvolvimento cognitivo, a fala e a linguagem, a percepção
auditiva e visual, a concentração, a memória e outras capacidades.
Tablets a
serviço da saúde da comunicação – relato de experiência
É sabido que a Comunicação da
pessoa com síndrome de Down merece especial atenção, pois é uma das áreas que
geralmente está mais comprometida. De acordo com as profissionais, as
alterações de fala e linguagem são reconhecidas como sendo um desafio para a
busca de estratégias e de novas abordagens que estimulem, facilitem e/ou
ampliem a comunicação das crianças com síndrome de Down, contribuindo em sua
inclusão social e melhorando sua qualidade de vida.
Em sala de aula, a professora
Eliane afirma que:
“É notório que a evolução dos
dispositivos móveis, com seus vários recursos proporcionados pela tecnologia,
tem promovido uma interatividade mais empolgante e atraente devido a inúmeros
fatores, como a exploração dos diversos canais sensoriais como o visual,
auditivo e tátil, além de sua praticidade e o fácil manuseio”.
No projeto aplicado pela
fonoaudióloga Priscila ficou constatada a importância e as grandes mudanças
beneficiando os alunos:
“Iniciamos o uso do tablet de uma
maneira tímida, utilizando como estratégia em terapia para estimular linguagem aplicativos
de músicas infantis. Gradativamente fomos ampliando o uso possibilitavam o
trabalho com as funções básicas da linguagem, o aprendizado de diversos
conceitos, a estimulação da vocalização e o interesse pela comunicação”.
As profissionais afirmam que a
resposta foi surpreendente. Um dos aspectos observados foi com relação à
atenção e sua manutenção, pois é sabido que as crianças com deficiência
intelectual dispersam-se com facilidade, dificultando assim o processo de
memorização e de aprendizagem, foi de extrema importância pelo despertar da
percepção, da concentração, aquisição de conceitos básicos, nomeação,
categorização e início do aprendizado das letras do alfabeto, enfim, funções
que fazem parte do desenvolvimento cognitivo.
São diversos os aplicativos
usados na reabilitação com os pacientes com síndrome de Down trabalhados no
projeto, desde auxílio para a alfabetização, fala até tarefas para auxiliarem
no dia a dia. Em
geral esses aplicativos estimulam a concentração, atenção, percepção do meio,
alfabetização entre outras importantes habilidades.
A
seguir descrevemos um dos aplicativos utilizados pelas profissionais no qual
tivemos a oportunidade de vivenciar um pouco:
Abc palavras
(site desenvolvedor Technolio Inc) - Um aplicativo muito interessante
para pacientes que estão na fase de alfabetização. Nele aparece a imagem de um
objeto e as letras que compõem seu nome embaralhados ao lado (divididas por
vogais e consoantes). Abaixo aparece seu nome em marca d’agua, como apoio visual.
A criança tem que arrastar as letras em ordem para a formação da palavra e ao
final é emitido o som de cada letra e o nome do objeto em questão. Pode ser
usado em letras minúsculas e maiúsculas. Estimula a atenção, concentração,
reconhecimento de letras e formação de palavras, consciência do som das letras
e nomeação. É de fácil acessibilidade.
Por fim,
as profissionais afirmam que “o uso adequado e consciente destas novas
ferramentas auxiliam muito o aprendizado de crianças e adolescentes em vários
sentidos. Além disso, promovem um ensino cada vez mais personalizado e sob medida levando em conta as habilidades e limitações
de cada aluno”.
6 comentários:
Muito bons exemplos incentivam a inclusão. Parabéns pela pesquisa!
MUITO INTERESSANTE O PROJETOS DESSES PROFESSORES DA APAE, ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE ALUNOS ESPECIAIS, SE TODOS TIVESSEM ESSA FORÇA DE VONTADE A EDUCAÇÃO COM CERTEZA SERIA MELHOR.
Muito boa a pesquisa, desenvolver habilidades e o desenvolvimento desses alunos especiais e ao mesmo tempo familiarizá-los com as tecnologias.
Infelizmente ainda são raros os casos em que a escola proporciona acesso de tecnologia aos alunos com algum tipo de deficiência. Isto se dá por diversos motivos, falta de recursos, falta de capacitação e falta de empatia. Este último considero como o pior de todos, o professor e equipe pedagógica deve se mobilizar até as últimas consequências para proporcionar a melhor experiência possível da pessoa com deficiência. No entanto, durante os estágios realizados nas escolas que frequentei, não vi nenhum movimento neste sentido que vá além da Sala de Recursos Multifuncionais e aulas de reforço.
BOM DIA UMA TRABALHO REALIZADO NA MINHA CIDADE NA APAE DE PARANAVAÍ
EXCELENTE INICIATIVA DAS PROFESSORAS A DESENVOLVER ESTE TIPO DE TRABALHO COM ALUNOS COM SÍNDROME DOWN USANDO OS RECURSOS DO TABLE PARA DESENVOLVER TODA A ÁREA DA FALA ONDE A MAIOR DIFICULDADE DELES SE TODOS AS UNIDADES DAS OUTRAS APAE ADAPTAR ESTE RECURSO SERA UMA IDEIA DE DIMINUIR A INCLUSÃO SOCIAL NOSSO PAIS DEVE VALORIZAR MAIS ESSES RECURSOS
Exatamente isso, o uso dessas tecnologias facilitam algo de direito das crianças com Deficiência. Os aplicativos, ajudam não somente a parte de alfabetização, como também a parte social das crianças, que precisam ser tratadas com igualdade as demais crianças.
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