segunda-feira, 28 de agosto de 2017

TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO: APLICATIVOS PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Por  
Lívia Santos Capel, RU: 1727698
Polo  Paranavaí

 28/08/2017


Fonte: https://consalud.es/tecnologia/app-de-habitos-saludables-para-ninos-con-sindrome-de-down

Duas tendências mundiais em Educação estão em alta: o uso de aplicativos educacionais dentro e fora da sala de aula e a criação de aplicativos voltados para crianças com necessidades especiais. Na APAE de Paranavaí, uma professora e a fonoaudióloga idealizando essa nova era da educação, desenvolveram um projeto com o uso de aplicativos com crianças com Síndrome de Down.
Em conversa, elas relataram suas experiências positivas com o uso de tablets como ferramenta de estimulação. Eliane Andreo e Priscilla Figueiredo relataram que os aplicativos selecionados estimulam o desenvolvimento cognitivo, a fala e a linguagem, a percepção auditiva e visual, a concentração, a memória e outras capacidades.

Tablets a serviço da saúde da comunicação – relato de experiência
É sabido que a Comunicação da pessoa com síndrome de Down merece especial atenção, pois é uma das áreas que geralmente está mais comprometida. De acordo com as profissionais, as alterações de fala e linguagem são reconhecidas como sendo um desafio para a busca de estratégias e de novas abordagens que estimulem, facilitem e/ou ampliem a comunicação das crianças com síndrome de Down, contribuindo em sua inclusão social e melhorando sua qualidade de vida.
Em sala de aula, a professora Eliane afirma que:
“É notório que a evolução dos dispositivos móveis, com seus vários recursos proporcionados pela tecnologia, tem promovido uma interatividade mais empolgante e atraente devido a inúmeros fatores, como a exploração dos diversos canais sensoriais como o visual, auditivo e tátil, além de sua praticidade e o fácil manuseio”.
No projeto aplicado pela fonoaudióloga Priscila ficou constatada a importância e as grandes mudanças beneficiando os alunos:
“Iniciamos o uso do tablet de uma maneira tímida, utilizando como estratégia em terapia para estimular linguagem aplicativos de músicas infantis. Gradativamente fomos ampliando o uso possibilitavam o trabalho com as funções básicas da linguagem, o aprendizado de diversos conceitos, a estimulação da vocalização e o interesse pela comunicação”.
As profissionais afirmam que a resposta foi surpreendente. Um dos aspectos observados foi com relação à atenção e sua manutenção, pois é sabido que as crianças com deficiência intelectual dispersam-se com facilidade, dificultando assim o processo de memorização e de aprendizagem, foi de extrema importância pelo despertar da percepção, da concentração, aquisição de conceitos básicos, nomeação, categorização e início do aprendizado das letras do alfabeto, enfim, funções que fazem parte do desenvolvimento cognitivo.
São diversos os aplicativos usados na reabilitação com os pacientes com síndrome de Down trabalhados no projeto, desde auxílio para a alfabetização, fala até tarefas para auxiliarem no dia a dia. Em geral esses aplicativos estimulam a concentração, atenção, percepção do meio, alfabetização entre outras importantes habilidades.
A seguir descrevemos um dos aplicativos utilizados pelas profissionais no qual tivemos a oportunidade de vivenciar um pouco:
Abc palavras (site desenvolvedor Technolio Inc) - Um aplicativo muito interessante para pacientes que estão na fase de alfabetização. Nele aparece a imagem de um objeto e as letras que compõem seu nome embaralhados ao lado (divididas por vogais e consoantes). Abaixo aparece seu nome em marca d’agua, como apoio visual. A criança tem que arrastar as letras em ordem para a formação da palavra e ao final é emitido o som de cada letra e o nome do objeto em questão. Pode ser usado em letras minúsculas e maiúsculas. Estimula a atenção, concentração, reconhecimento de letras e formação de palavras, consciência do som das letras e nomeação. É de fácil acessibilidade.
Por fim, as profissionais afirmam que “o uso adequado e consciente destas novas ferramentas auxiliam muito o aprendizado de crianças e adolescentes em vários sentidos. Além disso, promovem um ensino cada vez mais personalizado e sob medida levando em conta as habilidades e limitações de cada aluno”.

6 comentários:

Uninter Licenciaturas Paranavaí disse...

Muito bons exemplos incentivam a inclusão. Parabéns pela pesquisa!

Unknown disse...

MUITO INTERESSANTE O PROJETOS DESSES PROFESSORES DA APAE, ESTIMULANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE ALUNOS ESPECIAIS, SE TODOS TIVESSEM ESSA FORÇA DE VONTADE A EDUCAÇÃO COM CERTEZA SERIA MELHOR.

Marcelo Lopes disse...

Muito boa a pesquisa, desenvolver habilidades e o desenvolvimento desses alunos especiais e ao mesmo tempo familiarizá-los com as tecnologias.

Beth Elói disse...

Infelizmente ainda são raros os casos em que a escola proporciona acesso de tecnologia aos alunos com algum tipo de deficiência. Isto se dá por diversos motivos, falta de recursos, falta de capacitação e falta de empatia. Este último considero como o pior de todos, o professor e equipe pedagógica deve se mobilizar até as últimas consequências para proporcionar a melhor experiência possível da pessoa com deficiência. No entanto, durante os estágios realizados nas escolas que frequentei, não vi nenhum movimento neste sentido que vá além da Sala de Recursos Multifuncionais e aulas de reforço.

Unknown disse...

BOM DIA UMA TRABALHO REALIZADO NA MINHA CIDADE NA APAE DE PARANAVAÍ
EXCELENTE INICIATIVA DAS PROFESSORAS A DESENVOLVER ESTE TIPO DE TRABALHO COM ALUNOS COM SÍNDROME DOWN USANDO OS RECURSOS DO TABLE PARA DESENVOLVER TODA A ÁREA DA FALA ONDE A MAIOR DIFICULDADE DELES SE TODOS AS UNIDADES DAS OUTRAS APAE ADAPTAR ESTE RECURSO SERA UMA IDEIA DE DIMINUIR A INCLUSÃO SOCIAL NOSSO PAIS DEVE VALORIZAR MAIS ESSES RECURSOS

Unknown disse...

Exatamente isso, o uso dessas tecnologias facilitam algo de direito das crianças com Deficiência. Os aplicativos, ajudam não somente a parte de alfabetização, como também a parte social das crianças, que precisam ser tratadas com igualdade as demais crianças.