sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Computador como ferramenta de inclusão

Por
Daiane Gessica Figueira Jorge - RU :1811692                      
Uninter – Paranavaí
Data 01/09/2017

                                                            Fonte: Google.

Vivemos em um mundo com desenvolvimento de recursos tecnológicos, em especial aqueles propiciados pela microinformática, os quais representam recursos que podem ser utilizados para a escolarização dos alunos com as mais variedades educacionais especiais.
O papel da tecnologia no ambiente escolar é promover a inserção de crianças com qualquer tipo de deficiência e que facilite seu desenvolvimento, independente da necessidade. A proposta do uso da tecnologia tem como objetivo estimular o aprendizado e incluir os deficientes no ambiente escolar. É importante escolher as ferramentas a serem usadas para promover a interação entre as crianças e que assim contribuem para o seu desenvolvimento.
O uso do computador para a inclusão não substitui a prática, como as atividades de papel, de pinturas entre outras. Temos várias outras formas de tecnologias inclusivas entre elas estão a tecnologia assistiva, mesa digital, teclado alternativo, software para reconhecimento de fala. Tudo isso para contribuir com que os alunos com deficiência ou não, se desenvolvam e aprendem de formas iguais.
Tendo como exemplo o Liane Tts, que é uma aplicação de software que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso destes computadores por deficiente visuais. Pode ser acoplado a diversos programas para produzir a síntese de voz, seja através de um uso direto de suas rotinas, ou preferencialmente pelo uso do sistema speech dispatcher, que é uma camada de dispositivo independente para a síntese de voz que fornece uma interface de uso comum e fácil para ambas as aplicações tais programas que disponibilizam texto para a conversão e programas que de fato são capazes de converter texto para fala.
Sozinha a tecnologia não basta, ela pode ajudar a promover a inclusão social, mas, além disso, tenhamos que imaginar e fazer outras formas para essa inclusão, para facilitar a rotina dos alunos e também dos professores.
Além de servir como instrumento inovador de colaboração com o aprendizado dos alunos, contribui também com a qualidade do ensino promovendo o enriquecimento cultural e educacional. As utilizações desse recurso são elemento fundamental no desenvolvimento e no processo de ensino-aprendizagem no contexto escolar.
Tem como objetivo estimular o autoaprendizagem e para que o aluno se interaja com o mundo das mídias, tendo essa revolução tecnológica que apresenta a todos um desafio, que é de compreender que se trata do surgimento de uma nova forma cultural.
Contudo é preciso saber utilizar esses recursos para atividades variadas, usando o computador como uma ferramenta para provocar transformações significativas nas escolas, envolvendo professores, alunos em processos de pesquisas e estudos interessantes e criativos.
Passando a seu aluno um ensinamento moderno e de uma forma de perspectiva para que a aprendizagem se evolua. Contudo essas tecnologias, o computador não substitui os livros didáticos.

Tendo assim o conhecimento uma forma de transformar a sociedade, o computador acelera esse processo. É importante que os professores sejam bem treinados e capacitados e adotar essas políticas para a formulação de metas de inclusão digital.

3 comentários:

Uninter Licenciaturas Paranavaí disse...

Muito bem, sua pesquisa é de grande valor!

Unknown disse...

BOM DIA!!
TODO TIPO DE FERRAMENTA DE COMPUTADOR NÃO DEVE SER USADA PARA OUTRO FINALIDADES QUE NÃO SOMA PARA INCLUSÃO
ESTA EQUIPE Computador como ferramenta de inclusão
ELES ELABORARAM UM APLICATIVO NO SOFWARE PARA OUVIR SOM DE VOZ
ISSO AJUDA MUITO OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DESTA FORMA DIMINUEM A INCLUSÃO

Unknown disse...

Com certeza, o uso do computador principalmente na área da educação especial, tem sido um caminho de sucesso para o desenvolvimento cognitivo e intelectual de portadores de deficiências, além de atuar de forma concreta nestes seres também a sua auto-estima.