Por
Daiane Gessica
Figueira Jorge - RU :1811692
Uninter – Paranavaí
Data
01/09/2017
Fonte:
Google.
Vivemos em um mundo com desenvolvimento de recursos
tecnológicos, em especial aqueles propiciados pela microinformática, os quais
representam recursos que podem ser utilizados para a escolarização dos alunos
com as mais variedades educacionais especiais.
O papel da tecnologia no ambiente escolar é promover a
inserção de crianças com qualquer tipo de deficiência e que facilite seu
desenvolvimento, independente da necessidade. A proposta do uso da tecnologia
tem como objetivo estimular o aprendizado e incluir os deficientes no ambiente
escolar. É importante escolher as ferramentas a serem usadas para promover a
interação entre as crianças e que assim contribuem para o seu desenvolvimento.
O uso do computador para a inclusão não substitui a
prática, como as atividades de papel, de pinturas entre outras. Temos várias
outras formas de tecnologias inclusivas entre elas estão a tecnologia
assistiva, mesa digital, teclado alternativo, software para reconhecimento de
fala. Tudo isso para contribuir com que os alunos com deficiência ou não, se desenvolvam
e aprendem de formas iguais.
Tendo como exemplo o Liane Tts, que é uma aplicação de
software que se comunica com o usuário através de síntese de voz, viabilizando,
deste modo, o uso destes computadores por deficiente visuais. Pode ser acoplado
a diversos programas para produzir a síntese de voz, seja através de um uso
direto de suas rotinas, ou preferencialmente pelo uso do sistema speech
dispatcher, que é uma camada de dispositivo independente para a síntese de voz
que fornece uma interface de uso comum e fácil para ambas as aplicações tais
programas que disponibilizam texto para a conversão e programas que de fato são
capazes de converter texto para fala.
Sozinha a tecnologia não basta, ela pode ajudar a
promover a inclusão social, mas, além disso, tenhamos que imaginar e fazer
outras formas para essa inclusão, para facilitar a rotina dos alunos e também
dos professores.
Além de servir como instrumento inovador de colaboração
com o aprendizado dos alunos, contribui também com a qualidade do ensino
promovendo o enriquecimento cultural e educacional. As utilizações desse
recurso são elemento fundamental no desenvolvimento e no processo de
ensino-aprendizagem no contexto escolar.
Tem como objetivo estimular o autoaprendizagem e para que
o aluno se interaja com o mundo das mídias, tendo essa revolução tecnológica
que apresenta a todos um desafio, que é de compreender que se trata do
surgimento de uma nova forma cultural.
Contudo é preciso saber utilizar esses recursos para
atividades variadas, usando o computador como uma ferramenta para provocar transformações
significativas nas escolas, envolvendo professores, alunos em processos de
pesquisas e estudos interessantes e criativos.
Passando a seu aluno um ensinamento moderno e de uma
forma de perspectiva para que a aprendizagem se evolua. Contudo essas
tecnologias, o computador não substitui os livros didáticos.
Tendo assim o conhecimento uma forma de transformar a
sociedade, o computador acelera esse processo. É importante que os professores
sejam bem treinados e capacitados e adotar essas políticas para a formulação de
metas de inclusão digital.
3 comentários:
Muito bem, sua pesquisa é de grande valor!
BOM DIA!!
TODO TIPO DE FERRAMENTA DE COMPUTADOR NÃO DEVE SER USADA PARA OUTRO FINALIDADES QUE NÃO SOMA PARA INCLUSÃO
ESTA EQUIPE Computador como ferramenta de inclusão
ELES ELABORARAM UM APLICATIVO NO SOFWARE PARA OUVIR SOM DE VOZ
ISSO AJUDA MUITO OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DESTA FORMA DIMINUEM A INCLUSÃO
Com certeza, o uso do computador principalmente na área da educação especial, tem sido um caminho de sucesso para o desenvolvimento cognitivo e intelectual de portadores de deficiências, além de atuar de forma concreta nestes seres também a sua auto-estima.
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