Por
EDILEUSA VIEIRA
GARCIA RU 1804300
Polo –
PARANAVAI-PR
Data 01/09/2017
Fonte:Playmove
“A partir de 1981, por influência do Ano Internacional
das Pessoas Deficientes, começa-se a escrever e falar pela primeira vez a expressão “pessoa deficiente”,
atualmente denominada PCD (Pessoa com deficiência). “
Segundo dados do censo de 2010, 24% da população
brasileira apresentam algum tipo de deficiência, alguma limitação visual, auditiva,
motora ou intelectual.
A exemplo,
citamos uma professora de determinada Escola Municipal da zona rural que começou
a lecionar na sala de recurso multifuncional pela primeira vez, atendendo
crianças com: Déficit de atenção (TDAH), autistas (TEA), síndrome de down.
Sabendo esta que possuía pouca informação sobre o assunto, se viu na
necessidade de pesquisar algum aplicativo disponível no mercado que pudesse
auxiliá-la a desenvolver com seus alunos os mais diferentes tipos de exercícios
proporcionando-os um aprendizado diferenciado e transformador, tornando sua aula
em algo dinâmico e prazeroso.
A busca por
ferramentas que poderiam ser úteis ao trabalho com crianças especiais através
da ludicidade levou-a a pesquisa de um aplicativo totalmente nacional, e que
poderia atender todas as suas necessidades diárias. Trata-se da Playtable uma
mesa digital com diversos tipos de jogos, desenvolvida por profissionais especializados,
abrange as áreas de ciência, matemática, artes e historia, ao todo são 40
aplicativos que ensinam de forma lúdica e atendem crianças a partir dos 03 anos
de idade, seus conteúdos estão de acordo com as diretrizes curriculares do
ministério da educação (MEC).
Assim, com todas as informações em mãos, resolveu
por em pratica o aplicativo interativo utilizando a tecnologia para chamar a atenção
dos alunos em suas aulas, auxiliando-os no ensino aprendizagem.
Diante
as tecnologias inovadoras os profissionais como professores e outros que
atendem esse publico alvo devem tomar cuidado, embora seja o aplicativo uma
ferramenta a mais no ensino-aprendizagem da criança o aprender brincando deve
ser um aliado e ser utilizado de forma consciente como intervenção pedagógica e
não como única forma de ensinar.
Enfim, a grande
vantagem do ensino através da tecnologia apresenta-se na assimilação e interação
da criança aos conteúdos abordados de forma prazerosa e consistente, embora nem
todas as escolas atuais tenham acesso a estes.
Referências:
Alguns links:
Vídeo Apresentação PlayTable
Video Case de Inclusão - Fraiburgo SC
4 comentários:
Parabéns por sua pesquisa, descrições pertinentes abordado.
BOM DIA!!
PLAYTABLE – UM APLICATIVO DIFERENCIADO USADO NA INCLUSÃO DE FORMA LÚDICA
MUITO BACANA O TRABALHO DA EDILEUZA FOI PESQUISADO APARTIR 1981
BUSCAR AS FERRAMENTAS ATRAVÉS DA LUDICIDADE PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
FERRAMENTAS QUE PODEM SER UTEIS NO CONTEUDO
Adorei conhecer esse app. muito bacana e coim certeza deve auxiliar muito para o processo da inclusão. Parabéns pelo trabalho
Que bom que essa professora se dispôs a buscar novidades tecnológicas a seus alunos, hoje ainda é muito frequente professores lecionando apenas na teoria, o que não cativa nossas crianças. O jogo é uma excelente ferramenta de motivação para a criança, e vai do professor saber incluir-los em suas aulas.
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