sexta-feira, 1 de setembro de 2017

PLAYTABLE – UM APLICATIVO DIFERENCIADO USADO NA INCLUSÃO DE FORMA LÚDICA

Por
EDILEUSA VIEIRA GARCIA RU 1804300
Polo – PARANAVAI-PR

Data 01/09/2017

Fonte:Playmove

“A partir de 1981, por influência do Ano Internacional das Pessoas Deficientes, começa-se a escrever e falar pela primeira vez a expressão “pessoa deficiente”, atualmente denominada PCD (Pessoa com deficiência). “
Segundo dados do censo de 2010, 24% da população brasileira apresentam algum tipo de deficiência, alguma limitação visual, auditiva, motora ou intelectual. 
A exemplo, citamos uma professora de determinada Escola Municipal da zona rural que começou a lecionar na sala de recurso multifuncional pela primeira vez, atendendo crianças com: Déficit de atenção (TDAH), autistas (TEA), síndrome de down. 
Sabendo esta que possuía pouca informação sobre o assunto, se viu na necessidade de pesquisar algum aplicativo disponível no mercado que pudesse auxiliá-la a desenvolver com seus alunos os mais diferentes tipos de exercícios proporcionando-os um aprendizado diferenciado e transformador, tornando sua aula em algo dinâmico e prazeroso.
A busca por ferramentas que poderiam ser úteis ao trabalho com crianças especiais através da ludicidade levou-a a pesquisa de um aplicativo totalmente nacional, e que poderia atender todas as suas necessidades diárias. Trata-se da Playtable uma mesa digital com diversos tipos de jogos, desenvolvida por profissionais especializados, abrange as áreas de ciência, matemática, artes e historia, ao todo são 40 aplicativos que ensinam de forma lúdica e atendem crianças a partir dos 03 anos de idade, seus conteúdos estão de acordo com as diretrizes curriculares do ministério da educação (MEC). 
Assim, com todas as informações em mãos, resolveu por em pratica o aplicativo interativo utilizando a tecnologia para chamar a atenção dos alunos em suas aulas, auxiliando-os no ensino aprendizagem.
Diante as tecnologias inovadoras os profissionais como professores e outros que atendem esse publico alvo devem tomar cuidado, embora seja o aplicativo uma ferramenta a mais no ensino-aprendizagem da criança o aprender brincando deve ser um aliado e ser utilizado de forma consciente como intervenção pedagógica e não como única forma de ensinar.
Enfim, a grande vantagem do ensino através da tecnologia apresenta-se na assimilação e interação da criança aos conteúdos abordados de forma prazerosa e consistente, embora nem todas as escolas atuais tenham acesso a estes.

Referências:

Alguns links:
Vídeo Apresentação PlayTable

Video Case de Inclusão - Fraiburgo SC

4 comentários:

Uninter Licenciaturas Paranavaí disse...

Parabéns por sua pesquisa, descrições pertinentes abordado.

Unknown disse...

BOM DIA!!
PLAYTABLE – UM APLICATIVO DIFERENCIADO USADO NA INCLUSÃO DE FORMA LÚDICA
MUITO BACANA O TRABALHO DA EDILEUZA FOI PESQUISADO APARTIR 1981
BUSCAR AS FERRAMENTAS ATRAVÉS DA LUDICIDADE PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
FERRAMENTAS QUE PODEM SER UTEIS NO CONTEUDO

Unknown disse...

Adorei conhecer esse app. muito bacana e coim certeza deve auxiliar muito para o processo da inclusão. Parabéns pelo trabalho

Unknown disse...

Que bom que essa professora se dispôs a buscar novidades tecnológicas a seus alunos, hoje ainda é muito frequente professores lecionando apenas na teoria, o que não cativa nossas crianças. O jogo é uma excelente ferramenta de motivação para a criança, e vai do professor saber incluir-los em suas aulas.